Início / Entretenimento / Decoração / Vintage ou Retrô?

Vintage ou Retrô?

Por Sheilla Moraes – Designer de Interiores

Ouvimos muito falar de estilo vintage e estilo retrô. Mas, e você sabe a diferença entre um e outro? Através de pesquisas, vamos tentar elucidar esses dois temas aqui.

 O que é vintage?
O significado nada tem a ver com moda. É um nome dado a boas colheitas de vinhos. A origem vem de vint, relativo à safra de uvas e age obviamente de idade. Assim, quanto mais velho melhor. No dicionário encontramos as seguintes definições: (palavra inglesa) [Enologia] Ano de boa colheita vinícola. [Enologia] Diz-se de ou vinho fino de uma só colheita, produzido em ano de reconhecida qualidade, com características organolépticas, excepcionais, retinto e encorpado, de aroma e paladar muito finos e reconhecido como tal pelo Instituto de Vinho do Porto. Diz-se de produto antigo, mas de excelente qualidade (ex: mobiliário vintage, sapatos vintage).

 

Esse estilo resgata os elementos das décadas de 20 a 60. Geralmente, suas peças são de alto valor por serem originais da época. Na decoração vintage, os objetos, tanto móveis quanto peças do mobiliário, como porcelanas, cristais, luminárias, eletrodomésticos, embalagens etc. são originais da época, podendo ser encontrados ou garimpados em antiquários ou lojas do gênero.

 

O que é retrô?
Retrô significa “para trás”, resumindo, é uma releitura do passado, uma retrospectiva daquilo que já foi visto. É um produto ou peça lançada atualmente com aparência antiga, uma releitura perfeita de estilo passado.

No dicionário encontramos: (palavra francesa), que imita um estilo passado ou anterior, é retro.

 

Então podemos definir da seguinte maneira a diferença entre vintage e retrô. Vintage é usado, retrô é novo e imita o vintage.  E se você gosta de decoração ou apenas está procurando referências para se inspirar, estes dois estilos de decoração, vem conquistando cada vez mais fãs e construindo um novo estilo, que mistura peças antigas originais, peças antigas repaginadas e artigos modernos. O resultado desta mistura é uma decoração encantadora, charmosa e moderna ao mesmo tempo. Mas fazer esta combinação nem sempre é fácil. Precisa saber a diferença entre vintage e retro. Descobrir quais são as características destes dois estilos e qual mais te agrada.

Identificar quais são as cores bases e como combina-las. E conhecer quais são os móveis, eletrodomésticos e artigos de decoração que não podem faltar em uma décor vintage e retro. Fique atento e arrase no estilo!

 

Veja Também

Como escolher o rodapé ideal

Por Sheilla Moraes – Designer de Interiores   O rodapé deixou de ser um mero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *