Início / JC Kids / Você sabe como aconteceu a Proclamação da República?

Você sabe como aconteceu a Proclamação da República?

No dia 15 de novembro é a data onde celebramos a Proclamação da República do Brasil, feriado nacional.  Sabe o que isso significa? Que no dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República derrubando a monarquia. Com isso, D. Pedro 2 perdeu o poder e teve que sair do País, assim como a família real.

O evento aconteceu no Rio de Janeiro, que na época era capital do País, por um grupo de militares liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que deu um golpe de Estado no Império e a partir deste momento instaurou a República no Brasil, e se consagrou o primeiro presidente do País. A partir daquele momento, a população poderia eleger os seus governantes, através de voto direto.

O Brasil era considerado o único País independente do continente americano que ainda era governado por um imperador. A independência do País já havia sido conquistada em 7 de setembro de 1822, através do decreto de D. Pedro I.

 

Como começou?

Durante a Guerra do Paraguai, os militares brasileiros acabaram tendo contato com combatentes de outros países, o que os levou a aprofundar o conhecimento em outros regimes políticos.

Os militares começaram a criar um interesse muito grande pelo ideal republicano e a Guerra só evidenciou o quanto suas carreiras eram desvalorizadas, pois não tinham autonomia nenhuma, uma vez que eram comandados pelo Imperador.

Além disso, o crescimento da classe média nos grandes centros urbanos do País, fazia com que a população começasse a sentir uma maior necessidade de intervir de modo mais direto nos assuntos políticos da nação.

Mas, o que salientou e potencializou o movimento republicano foi a abolição da escravatura, através da Lei Áurea de 1888. –

 

  • Renata Bottura

Veja Também

Dossiê Guerra Infinita: tudo que se sabe sobre novo filme da Marvel

Juntando os seis núcleos de heróis, Vingadores: Guerra Infinita, é o maior e mais ambicioso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *