Início / JC Kids / Você sabia que jogar vídeo game faz muito bem pra saúde?

Você sabia que jogar vídeo game faz muito bem pra saúde?

Ao contrário do que muitos pais podem achar, os videogames não são criações infernais úteis apenas para derreter a mente das crianças e dos adultos.

Pelo contrário: além de terem um potencial muito grande de diversão, pesquisas recentes revelaram que há também uma gama de benefícios científicos em jogar videogames, desde o aumento da matéria cerebral até alívio da dor.

Os videogames 3D podem aumentar a capacidade de memória, é o que mostrou um estudo de 2015 no Journal of Neuroscience, onde pesquisadores da Universidade da Califórnia recrutaram 69 participantes, e pediram a um terço deles para jogar Super Mario World 3D por duas semanas, um terço para jogar Angry Birds e o resto para não jogar nada.

“Por causa de suas experiências envolventes e enriquecidos ambientes virtuais 3D, os mesmos videogames que foram jogados por décadas por crianças e por adultos podem beneficiar nosso cérebro com estimulação significativa,” escreveram os investigadores.

As pessoas que jogaram Mario acabaram se saindo melhor em tarefas de memória de acompanhamento, enquanto os outros não mostraram melhora pré e pós-jogo. “Os jogadores de videogame, especificamente os jogos 3D complexos, tiveram melhor desempenho”, concluíram os pesquisadores.

Jogar também pode ser bom para o alívio da dor, uma revisão da literatura publicada em 2012 no American Journal of Preventive Medicine descobriu que nos 38 estudos examinados, os videogames melhoraram os resultados de saúde de 195 pacientes. “O foco é dado ao jogo, não à dor”, diz Jeffrey Gold, da Universidade do Sul da Califórnia.

Há evidências que mostram que videogames ajudam crianças disléxicas a melhorar a sua leitura. Um estudo de 2013 investigou o fato de que jogar jogos de ação poderia ajudar as crianças disléxicas de 7 a 13 anos a ler mais rápido, sem perda de precisão. Os resultados foram iguais ou melhores aos tratamentos tradicionais de leitura, pois o ritmo acelerado nesses jogos ajudou as crianças a aumentarem sua atenção.

Algumas pesquisas mostram que videogames podem realmente tornar-nos mais inteligentes, e que a nossa cognição pode ser melhorada quando jogamos.

Em uma das pesquisas foram feitos cinco grupos de não-jogadores jogarem um jogo de smartphone durante uma hora por dia durante quatro semanas. Eles descobriram que todos os jogos, tanto de ação e não-ação, melhoraram a função cognitiva nos participantes, medida por testes, como tarefas de memória de curto prazo.

Jogar está ligado a um aumento da matéria cerebral, é o que foi mostrado em uma publicação de 2014 na Molecular Psychiatry por pesquisadores do Instituto Max Planck na Alemanha, onde jogadores de Super Mario 64 tiveram um aumento no tamanho das regiões cerebrais.

Especificamente nas partes do cérebro responsáveis pela orientação espacial, formação de memória, planejamento estratégico e habilidades motoras finas. “Isso prova que regiões específicas do cérebro podem ser treinadas por meio de videogames”, disse uma das pesquisadoras, Simone Küh.

Olha só que legal, Jogar um bom joguinho de vez em quando, não faz mal a ninguém.

Veja Também

 Facebook está trabalhando para digitarmos apenas com o pensamento

O Facebook revelou que tem uma equipe de 60 engenheiros trabalhando na construção de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *