Início / Notícias / Cidade / Neste mês, Cartório Eleitoral atende sem necessidade de agendamento
Talita Banhos Paula afirma que os eleitores que não fizeram a biometria e não votaram nos três últimos pleitos devem procurar o Cartório (Arquivo JC)

Neste mês, Cartório Eleitoral atende sem necessidade de agendamento

Eleitores podem fazer a biometria e evitar o cancelamento do título

Neste mês de março, o Cartório Eleitoral está fazendo o cadastramento biométrico sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Todos os eleitores de Matão e Dobrada, inclusive os maiores de 60 anos, que ainda não fizeram, precisam fazer.
Segundo a chefe do Cartório, Talita Banhos Paula, cerca de 33 mil eleitores ainda não fizeram a biometria. “Esse é um número muito expressivo e preocupante. O prazo termina no próximo dia 31 de outubro”.
Quem não fizer a biometria terá o título cancelado. O cancelamento do título gera restrição no CPF, o que impede o eleitor de receber qualquer benefício assistencial, como seguro desemprego, auxílio maternidade, bolsa família, aposentadoria, entre outros. Outra restrição que o eleitor encontrará é a impossibilidade de obter empréstimo ou financiamento em banco, tirar ou renovar o passaporte e, até, assumir cargo ou emprego público.
A biometria cadastra as digitais do eleitor, colhe sua assinatura eletrônica e captura sua imagem. Com esse cadastro, o eleitor é identificado em sua seção eleitoral através das digitais e conferência de sua imagem pelo mesário.
Outro prazo que os eleitores devem ficar atentos é o cancelamento do título eleitoral daqueles que não votaram nos três últimos pleitos. O prazo termina no próximo dia 6 de maio.
“A procura ainda está baixa. Desde o último dia 7 de março, apenas 17 dos 1.393 eleitores compareceram para regularizar. É preciso que os eleitores se conscientizem e não deixem para os últimos dias para evitar os transtornos de ter o título cancelado, com a consequente restrição no CPF”, orienta Talita.
O eleitor precisa procurar o Cartório o mais breve possível para regularizar sua situação, seja porque deixou de votar nos três últimos pleitos, seja porque ainda não realizou o cadastramento biométrico.
“Basta comparecer ao Cartório, na Rua João Pessoa, 1180, Centro, com RG, CPF, título e comprovante de endereço. Para maiores informações, o eleitor pode entrar em contato conosco pelo telefone 3382-5822. Aconselhamos também a seguir nossa página no Facebook ‘Cartório Eleitoral Matão’”, finaliza a chefe do Cartório.

• Natali Galvão

Veja Também

PAT divulga novas vagas em Matão 18/04

OCUPAÇÃO NÍVEL DE INSTRUÇÃO EXIGE EXPERIÊNCIA PCD – – NÃO VENDEDOR INTERNO 01 ENSINO MÉDIO …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *